Páginas

domingo, 13 de março de 2011

E toda a burocracia ?

Hoje vamos falar de toda a parte CHATA de se ir para o exterior, em especialmente, os Estados Unidos.
Pra começar, ele é um país bem chatinho, você tem que fazer entrevista, levar documentos, enfim, é chato sim.


De começo, você precisa ter um passaporte! Se não tiver, agende um horário no SAC de sua cidade para criar um. Você paga uma taxa (não lembro de quanto, sorry!), tira uma foto lá, leva seu RG e  mais alguns documentos do seu responsável e... só. Na verdade, como tenho pais separados, precisei levar uma autorização do meu pai, pois ele não estava presente.. E lá a minha mãe assinou uma autorização também. Por isso é bom que você esteja com os dois, de preferência, mas se não puder, leve autorização do pai ausente!


A chegada do passaporte pode demorar alguns dias, mas só com ele em mãos é possível o agendamento do visto americano! Quando ele chegar, entre no site da embaixada e agende o seu horário! Má notícia: Se você não mora em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife, terá que viajar! Eu fiz o meu visto em Brasília, fui numa quinta-feira (outra bad new: terá que perder aula, eles não fazem isso nos fds) e voltei no mesmo dia. 

Você escolhe onde fazer, e em que horário e data, enquanto está agendando lá no site mesmo.
A documentação que é preciso levar é chata! Imensa! Mas é bom ter tudo à mãos não é ? Juro que essa parte de documentação eu não posso falar muito, afinal, a Kontik me deu uma lista, que eu passei para a minha mãe e que ela que resolveu tudo. Não faço a mínima idéia do que seja aquela documentação toda.. Sei que tem que pagar uma taxa em dólares no Citybank, levar o comprovante, tem que levar também uma foto recente sua 5x7, e pronto. Já não sei de mais nada.

A entrevista, no meu caso, foi bem simples e rápida. Ela é feita em cabinezinhas, e você recebe uma senha e aguarda. A minha maior dificuldade mesmo foi entender o que aqueles caras tavam falando, porque eles são todos americanos, e falam um português muito esquisitinho, ahaha. Ele me perguntou quantos anos eu tinha, para onde eu ia, e para fazer o que, e no que minha mãe trabalhava! E daí: Visto Concedido. Depois você vai numa cabinezinha do Sedex, paga mais uma taxa, deixa os documentos lá, e vai para a sua casa.
Depois de alguns dias, o seu passaporte com o visto já, chega na sua casa! Simples assim.

A próxima (e última, ufa!) documentação que você vai precisar é uma autorização do Juizado de Menores para menor viajar desacompanhado de ambos os pais. No meu caso, só a minha mãe foi lá, levou uma autorização do meu pai, e voltou com a autorização! Depois, fiz duas xerox de tudo, da primeira folha do passaporte, do visto, e da autorização do juizado, entreguei uma xerox de cada na agência, fiquei com a outra,  e levei as originais na bolsa de mão para embarcar! Você certamente terá que mostrar o passaporte para entrar no avião!

Ok ok, concordo com vocês, é burocrático, mas faz parte! Aposto que depois da sua viagem, você vai esquecer de toda essa chatice pela qual você passou, ou pelo menos, dizer que tudo isso valeu a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário